Capa

Acesso

Acesso Comunicação cria ação que valoriza mães esquecidas e gera impacto social positivo

13.05.2015  |  166 visualizações
A idéia era propor à Unimed Fortaleza uma ação que atendesse seu conceito en a qual a população pudesse se envolver espontâneamente. A agência ousou e levou às ruas de Fortaleza, CE, informações sobre crianças e jovens desaparecidos. Utilizando o Sistema de Bicicletas Compartilhadas como seu principal veículo de comunicação e as mídias sociais do cliente como suporte viral, a idéia conquistou a população e ganhou espaço nas mídias espontâneas


Na busca por uma idéia que saísse do lugar comum e pudesse impactar positivamente sua cidade, a Acesso Comunicação ousou e, de forma simples, desenvolveu uma ação para o Dia das Mães baseada em proporcionar ajuda a mães esquecidas pela sociedade, cujos filhos foram dados como desaparecidos. Partindo do princípio que, somente no Ceará, nos últimos 10 anos, 1.231 pessoas desapareceram, e que, entre 2013 e 2014, esse número cresceu 17%, percebeu-se que a falta de delegacias especializadas e de um sistema nacional de busca, obrigam mães a fazerem procuras solitárias e exaustivas.

"Partindo desse princípio, pesquisamos sobre quais as ferramentas que essas mães contam para encontrar os seus filhos e descobrimos que há poucas entidades e organizações que as auxiliam. Percebemos ai uma oportunidade de alinhar e colocar em prática os conceitos que norteiam o posicionamento da Unimed Fortaleza: "Cuidar de você, esse é o plano." e "A vida é melhor quando se está acompanhado" de uma forma bem interessante, utilizando as bicicletas compartilhadas para multiplicar um benefício social", explica o diretor de criação da Acesso, Rodne Torres.

Estratégia
O Sistema de Bicicletas Compartilhadas da cidade é patrocinado pela Unimed Fortaleza. Ao todo, são 400 bicicletas dividas em 40 estações estrategicamente localizadas, que diariamente proporcionam uma média de mais mil viagens totais, ou seja, uma excelente veículo de comunicação para levar às ruas informações que podem definir um reencontro. Em cada estação um cartaz totem chama atenção para a ação, e, em cada uma das 400 bicicletas, um cartaz na parte frontal da cestinha leva nas bikes, fotos, nomes, e telefones para contato, além de um pedido: multiplique essa informação, compartilhe e ajude a encontrar o melhor presente que uma mãe pode receber. Folders com fotos e informações estarão presentes em toda a rede própria da Unimed Fortaleza, além de um suporte online com um hotsite e ações nas mídias digitais da empresa.

" A ação é integrada com as redes sociais da Unimed Fortaleza, através das quais também convidamos as pessoas a substituírem suas fotos de perfil do Facebook por fotos de pessoas desaparecidas. As fotos utilizadas no projeto foram disponiblizadas pelo CREAS - STDS. Acreditamos que com o envolvimento da população podemos conseguir resultados ainda maiores", conclui Rodne.

A veiculação foi iniciada no Dia das Mães e segue no Sistemas de Bicicletas até o próximo domingo, dia 16 de maio. Nas mídias digitais da Unimed Fortaleza a divulgação acontece até o final de maio.

Repercussão
Até o momento mais de 200 mil pessoas visualizaram as imagens divulgadas nas redes socais. A ação conquistou a simpatia da população e ganhou a atenção da mídia local, que vem multiplicando as informações disponibilizadas com o propósito de ajudar na busca pelas pessoas desaparecidas mostradas. Confira destas matérias nos links abaixo:

TV Verdes Mares - Filiada Globo
Quarta-feira, 13 de maio
link: http://g1.globo.com/ceara/cetv-1dicao/videos/t/fortaleza/v/bikes-compartilhadas-passam-a-estampar-fotos-de-pessoas-desaparecidas/4176268/

TV Diário
Domingo, 10 de maio
Online, segunda-feira, 11 de maio
Link: http://tvdiario.verdesmares.com.br/noticias/cidade/sistema-de-bicicletas-compartilhadas-ajuda-a-encontrar-criancas-perdidas-1.1288881
  • São 400 bicicletas veiculando fotos e informações sobre desaparecidos
    (Divulgação)

  • Em cada cesta uma imagem com informações sobre esta pessoa desaparecida
    (Divulgação)

  • Crianças e jovens desaparecidos estão tendo seus rostos divulgados
    (Divulgação)

  • A população aprovou a idéia
    (Divulgação)

Leia também...

18.10.2016
Develop Live agora também é Fan Games

A Develop Live, braço promocional da Acesso Comunicação, constituiu uma parceria com a Next Games, empresa paulista especializada no mercado nacional de games online, para colocar Fortaleza no circuito brasileiro de grandes eventos de eSports

28.09.2016
Convite Coletiva

Lançamento Desafio Invocadores

21.09.2016

Prêmio Colunistas 2016 destaca Acesso Comunicação como uma das 5 melhores agências do Nordeste

Com idéias que uniram fortalecimento de marca, resultado objetivado para o cliente, qualidade técnica, criatividade e responsabilidade social, a Acesso Comunicação conquistou 6 premiações e ficou entre as 5 agências mais premiadas no Prêmio Colunistas Norte/Nordeste 2016

01.12.2015
Relatório Acesso

Entre em contato