Capa

Unimed Fortaleza

Unimed Fortaleza lança Canal de Ética

A cooperativa cearense vem ampliando seu investimento em governança nos últimos dois anos por compreender que dessa forma estabelece um diálogo entre a empresa, médicos, colaboradores e clientes

29.04.2016  |  247 visualizações
A Unimed Fortaleza trabalha sempre com foco em aperfeiçoar as boas práticas e preza pela seriedade, transparência e responsabilidade nas relações com todos os seus públicos. Apenas desta forma, com verdade e clareza, é possível alcançar os desafios assumidos. Com base nesse pilar, a cooperativa lançou o Canal de Ética que tem como objetivo identificar e solucionar problemas dentro da empresa, por meio de denúncias realizadas pelos próprios colaboradores.

Gestão acessível
Para o presidente da cooperativa, Dr. João Borges, essa medida está alinhada com os princípios da operadora de saúde. "Desde que assumimos a gestão da empresa, entendemos que era preciso dar mais foco a governança corporativa e suas práticas, portanto, como se pode observar, todas estas medidas adotadas são pautadas em uma ferramenta de governança corporativa, que é a transparência. Entendemos que somente com o incentivo à prática destes valores obteremos os resultados almejados, por isso, desde o dia 11 de abril, foram ofertados cursos online (gratuitos) sobre governança e o que ela significa para cada um de nós. Ressalto que, recentemente, aderimos formalmente ao movimento 'As 10 Medidas Contra a Corrupção", movimento conduzido pelo Ministério Público Federal.

Como funciona
Qualquer informação ou situação que possa prejudicar a empresa ou algum de seus públicos é importante, merece atenção e pode ser relatada neste canal. Para garantir a transparência, o Canal de Ética será administrado por uma empresa terceirizada do Rio Grande do Sul (Contato Seguro), o que garante o total sigilo e a segurança das informações fornecidas pelos colaboradores. A ferramenta irá funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, por telefone (ligação gratuita) e também pela web. O denunciante pode manter o anonimato e acompanhará o andamento da denúncia por meio de um número de protocolo.

Quem pode denunciar
As denúncias podem ser feitas pelos colaboradores, incluindo estagiários e jovens aprendizes, e posteriormente será aberta para médicos cooperados. Em nenhuma hipótese o número do telefone ou o IP do computador utilizados para relatos serão identificados.

As denúncias são classificadas por temáticas pela empresa contratada, composta por especialistas e psicólogos, e remetidas para as áreas responsáveis da Unimed Fortaleza. No caso em que a conduta incorreta for constatada, será tomada a providência mais conveniente. Em nenhuma ocasião as demandas serão enviadas para os envolvidos diretos da denúncia, a fim de garantir a efetividade do canal.

Unimed Fortaleza
A Unimed Fortaleza atende 375 mil usuários, é a 8º maior cooperativa do Sistema Unimed Brasil e o plano de saúde com a maior rede de hospitais, clínicas e laboratórios credenciados do Ceará, dispondo de mais de 4 mil médicos cooperados. A operadora concentra seu trabalho em preservar a saúde e o bem-estar das pessoas e atua na constante melhoria da qualidade de seus serviços, investindo em tecnologia e capacitação de seus cooperados com um só objetivo: cuidar de seus clientes.

Leia também...

14.12.2017
Informações e expectativas

2017

15.08.2017
Unimed Fortaleza lança App Minha Unimed

27.03.2017
Unimed Fortaleza, evolução 2016

24.11.2016
Case HRU - Gerenciamento de Leitos

Identificar e desenvolver processos que otimizem resultados e garantam melhor atendimento, conforto e comodidade aos seus pacientes, este é o objetivo macro do Projeto de Gerenciamento de Leitos do Hospital Regional da Unimed

Entre em contato