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Unimed Fortaleza

Case HRU - Gerenciamento de Leitos

Identificar e desenvolver processos que otimizem resultados e garantam melhor atendimento, conforto e comodidade aos seus pacientes, este é o objetivo macro do Projeto de Gerenciamento de Leitos do Hospital Regional da Unimed

24.11.2016  |  253 visualizações
Em 2014, quando a atual gestão assumiu a Unimed Fortaleza, um dos pontos críticos e que pediam medidas urgentes a serem tomadas no Hospital Regional Unimed era a questão do déficit de leitos que repercutia negativamente no mercado. Com filas de espera na emergência e leitos sempre lotados, o hospital precisava de soluções urgentes para atender a demanda de seus pacientes. A reforma da emergência e a construção de novos 30 leitos começaram no mesmo ano, com 10 novos leitos na emergência e 30 no 5º andar do hospital acontecendo em fevereiro de 2015. Simultaneamente a pediatria passou por uma significativa ampliação, saindo de 18 para 50 leitos. Em seguida, mais 30 leitos foram construídos e entregues no começo de 2016. Desta forma, o HRU ampliou de 270 para 330 o seu número de leitos e a emergência cresceu de 16 para 26 leitos.

Mesmo com 60 novos leitos a demanda ainda precisava de atenções especiais. Atenta, durante o processo de entrega e construção dos novos leitos, a gestão buscou compreender como otimizar o gerenciamento de leitos para torná-lo mais eficiente de ponta a ponta. Isso significa não apenas agilizar o processo de permanência do paciente na casa, mas também garantir a eficiência em cada etapa que inclui uma internação. O projeto de Gerenciamento de Leitos nasceu então de um estudo profundo no qual foram consideradas todas as fases e pormenores que uma internação contempla.

Como funciona

Diariamente duas reuniões acontecem com o objetivos de dimensionar as demandas, identificar as entradas e saídas que devem ser atendidas e otimizar o fluxo de forma eficiente. Tudo isso é possível porque ações simples como um controle maior dos horários de altas, entradas e saídas, uma sala de saída elegante e confortável, dentre outras ações práticas foram efetivadas com sucesso através de uso de aplicativo desenvolvido especificamente para este fim. Some, obviamente, isso a maior eficiência de todos os procedimentos internos trabalhados com novas metas e índices que garantiram mais agilidade também nos serviços médicos e hospitalares, tudo isso tendo como base inegociável a segurança do paciente.

Resultados

- Rotatividade: aumento de 200 internações médias mensais

- Economia: Por "tempo de permanência" ser o fator preponderante quanto a eficiência monetária de um hospital, o Projeto de Gerenciamento de Leitos permite uma otimização mensal de recursos na casa dos R$ 350 mil por mês ( ultrapassando os 4 milhões ao ano de economia real).

- Crescimento virtual: na prática o gerenciamento eficiente flui como se o HRU tivesse construído mais 7 leitos clínicos.

- Tempo de espera na emergência: caiu de mais de 48 horas para 15 horas em dias de demanda intensa.

- Satisfacão: melhor atendimento, menor espera e qualidade de atendimento comprovada.



ISQua 2016

Devido a estes resultados, o HRU foi destaque no ISQua 2016, em Tóquio, Japão, no mais importante fórum internacional de qualidade em saúde. O Projeto de Gerenciamento de Leitos foi selecionado dentre mais de 4 mil projetos internacionais por seus resultados conquistados e devidamente comprovados. O modelo de gestão ganhou maior visibilidade após a aprovação do Hospital Regional Unimed na recertificação pela Acreditation Canada Internacional através da metodologia QMentum, atestando sua excelência em segurança do paciente.

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