Capa

Projeto Jogos de Educação Financeira abre fase de expansão nacional no município de Sobral

03.04.2019  |  539 visualizações

 

  • Em uma iniciativa do Bank of America Merrill Lynch em parceria com o Instituto Brasil Solidário, 500 educadores da região de Sobral e de outros Estados do Brasil, receberão gratuitamente no próximo dia 13 de abril, treinamento para capacitação e multiplicação do Projeto Jogos de Educação Financeira.
  • O objetivo do projeto é alcançar 160 mil alunos até o final de 2019. A ação envolve a distribuição de cerca de 14 mil jogos em 21 municípios do Brasil.
  • O Projeto é reconhecido e certificado pela Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF.

 

Ao entender a necessidade urgente de educar a população para uma melhor compreensão sobre valor e gestão de recursos financeiros,  o Bank of America Merrill Lynch, em parceria com o Instituto Brasil Solidário, desenvolveu um programa inédito de base curricular para escolas públicas. Através do treinamento gratuito dos educadores das redes de ensino estaduais e municipais, com foco em jovens com faixa etária de 6 a 14 anos,  o Projeto Jogos de Educação Financeira oferta a oportunidade de construção de um novo olhar acerca de como podemos ser melhores na matemática do dia a dia.

Sobral na vanguarda da educação financeira

Após a execução de um projeto piloto realizado nas cidades de Cascavel, Beberibe e Pindoretama, que impactou 20 mil alunos e resultou em 77% das escolas trabalhadas apresentando melhoras práticas de indicadores em conhecimento de educação financeira, o projeto agora segue para a sua 1ª fase de expansão. Nela, 21 municípios brasileiros serão alcançados e a expectativa é chegar a 160 mil alunos somente em 2019.

A ação deste ano tem sua força inicial centrada em um treinamento a ser realizado em Sobral, Ceará, no dia 13 de abril. A expectativa é de que mais de 500 educadores possam , de forma inteiramente gratuita, serem capacitados para tornarem-se multiplicadores das atividades, recebendo todo o suporte pedagógico para a implementação do projeto nas escolas. Participarão do evento coordenadores pedagógicos, diretores, técnicos da Secretaria de Educação e gestores municipais não só de Sobral, mas já com presença confirmada de representantes das Secretarias de Educação de Cabaceiras/PB, Ibitiara/BA, Gentio do Ouro/BA, Iraquara/BA, Irecê/BA, Crateús/CE e Tamboril/CE.

Somente em Sobral e na região da Serra da Ibiapaba, serão distribuídos mais de 2.300 jogos, atendendo alunos do ensino fundamental I e II das escolas da rede pública de ensino da região. Todo material será entregue de forma gratuita.

Relevância

Para o Secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima, o projeto chega num momento importante de inclusão do tema da educação financeira no currículo escolar e consegue abranger estratégias de aprendizado que atraem a atenção dos alunos, através de uma proposta lúdica e pedagógica. “A educação financeira e a utilização de jogos educacionais são dois temas estratégicos, que aproximam os estudantes de conteúdos que são significativos para a aprendizagem e  vão de encontro a modernização e a atualização dos nossos novos currículos, é uma iniciativa fundamental, especialmente para a rede pública municipal de educação”, disse.

Para mais informações, acesse:

 www.vamosjogareaprender.com.br

 

 

Leia também...

15.05.2019

Projeto Jogos de Educação Financeira abre fase de expansão nacional com alcance em 28 municípios

"As atividades com os jogos Piquenique e Bons Negócios, iniciada como projeto piloto em 90 escolas do interior do Ceará, avança este ano, para uma nova fase de expansão nacional, com o objetivo de alcançar 160 mil alunos até o final de 2019"

10.05.2019

Câmara de Comércio Brasil -EUA premia Instituto Brasil Solidário por suas ações sociais em Educação

"O Instituto Brasil Solidário, que atua com projetos voltados para a educação de qualidade no ensino público, com iniciativas fomentadas nas 5 regiões do Brasil, foi escolhido para receber a premiação na categoria Responsabilidade Social 2019"

24.04.2019

Jogos de Educação Financeira chega a capital do Ceará atendendo 300 alunos da rede pública de ensino

"A iniciativa que já atende mais de 20 mil alunos do interior do Ceará, lança suas primeiras ações em Fortaleza no próximo sábado, dia 27, promovendo capacitação gratuita para os educadores da Escola Municipal Imaculada Conceição"

18.04.2019

Educadores de Cerro Corá/RN recebem capacitação gratuita de Mediação de Leitura e Educação Ambiental

"As formações, que envolvem desde atividades práticas de construção de forno solar, lâmpadas solares, reaproveitamento de recicláveis até oficinas com projetos de mediação de leitura, serão realizadas entre os dias 22 e 26 de abril"

Entre em contato