Capa

Câmara de Comércio Brasil -EUA premia Instituto Brasil Solidário por suas ações sociais em Educação

Educação Ambiental
(Divulgação)

Jogos de Educação Financeira
(Divulgação)

MG 8019
(Divulgação)

Teatro de Sombras
(Divulgação)

Dica Pedagógica
(Divulgação)

"O Instituto Brasil Solidário, que atua com projetos voltados para a educação de qualidade no ensino público, com iniciativas fomentadas nas 5 regiões do Brasil, foi escolhido para receber a premiação na categoria Responsabilidade Social 2019"

10.05.2019  |  585 visualizações

Em reconhecimento a histórica atuação em âmbito social e educacional no Brasil, com mais de 20 anos promovendo projetos sociais em escolas das 5 regiões do país, o Instituto Brasil Solidário, foi escolhido pela Câmara de Comércio Brasil - EUA, para receber o Prêmio destaque de Responsabilidade Social 2019.

A homenagem foi concedida a organização brasileira, após um processo criterioso, envolvendo instituições e líderes globais, sendo entregue ao Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, na noite de ontem, dia 14, na tradicional noite de gala “Pessoa do Ano”, promovida pela BrazilCham - Brazilian American Chamber Of Commerce, no Hotel New York Marriott Marquis, em Nova Iorque, EUA.

O momento marcou também a celebração do 50º ano da BrazilCham, voltada à promoção do comércio, investimentos e laços culturais entre o Brasil e os Estados Unidos, contando com o apoio de importantes instituições do mercado financeiro, como a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Bradesco, BTG Pactual, Itaú BBA, e Safra, além de instituições estrangeiras como Santander, HSBC, UBS, Citigroup, Credit Suisse e Bank of America Merrill Lynch.

Para o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, o reconhecimento conquistado a partir das ações fomentadas nas escolas em todo o Brasil é fruto de um trabalho construído de forma coletiva, buscando soluções inovadoras, mas simples, abrindo caminho para grandes oportunidades através da educação.

“Nós acreditamos no poder de conexão entre as pessoas. O desenvolvimento que antes sonhamos e realizamos é resultado desse amplo processo que envolve diferentes histórias e opiniões, com impactos deixados em praticamente duas décadas, quase duas mil escolas em 180 municípios diretamente e 4 milhões de alunos.  As respostas que o Brasil precisa para um salto no seu desenvolvimento social, educacional e econômico, são muito mais simples do que a maioria das pessoas pensam, as melhores ideias estão ao alcance de todos, e tudo o que precisamos é de disposição para colocá-las em prática”, ressalta.

 

Sobre o Instituto Brasil Solidário

O Instituto Brasil Solidário IBS é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – voltada à valorização do ser humano, oferecendo-lhe oportunidades por meio da Educação.

Com 20 anos de atuação em todas as regiões brasileiras com ênfase maior no eixo norte-nordeste, o Instituto trabalha com ações voltadas para a educação de qualidade no ensino público, desenvolvendo iniciativas que empoderem a escola e a comunidade escolar. Os programas desenvolvidos pelo Instituto Brasil Solidário, permitem à comunidade agir com autonomia e multiplicar as ações vivenciadas em eixos relevantes para seu desenvolvimento, como: incentivo à leitura, educação ambiental, educomunicação, saúde, valorização da arte e cultura local, educação financeira e geração de renda.

Todas as atividades são levadas para dentro do espaço escolar e da comunidade, estimulando educadores e alunos em sala de aula e incentivando variadas práticas pedagógicas, até que essas práticas sejam incorporadas às políticas públicas locais.

Com resultados comprovados de curto, médio e longo prazo, inclusive aumentos significativos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) acima da média nacional, as ações e método buscam instruir e favorecer a formação de um novo cidadão brasileiro por meio do comprometimento, da inovação e principalmente da mudança de atitude com autoestima e criatividade.

O Instituto acredita que a escola, além de instruir dentro dos conteúdos do currículo tradicional também é responsável por proporcionar uma formação para a vida, por este motivo deve oferecer as condições necessárias para o desenvolvimento humano em múltiplas dimensões, envolvendo alunos, professores, comunidade e município num processo comum de ensino-aprendizagem que respeite os saberes de cada um, a cultura e os valores locais.

Com ações multiplicadas em 21 Estados em todo o Brasil, o Instituto Brasil Solidário, recebeu em 2018 a maior premiação do terceiro setor brasileiro, promovida pelo Instituto Doar e Rede Filantropia, sendo reconhecida como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil. 

Ao longo desse caminho, já foram 1.032 escolas trabalhadas diretamente, 160 mil alunos beneficiados anualmente e 16.122 professores capacitados em formação. São mais de 180 municípios impactados com alguma das ações do Instituto em todo o Brasil, apontando que é possível acreditar na transformação social e sustentável por meio da educação.

 

Mais informações: www.brasilsolidario.com.br

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=irbkyq3MtEo

Leia também...

15.05.2019

Projeto Jogos de Educação Financeira abre fase de expansão nacional com alcance em 28 municípios

"As atividades com os jogos Piquenique e Bons Negócios, iniciada como projeto piloto em 90 escolas do interior do Ceará, avança este ano, para uma nova fase de expansão nacional, com o objetivo de alcançar 160 mil alunos até o final de 2019"

24.04.2019

Jogos de Educação Financeira chega a capital do Ceará atendendo 300 alunos da rede pública de ensino

"A iniciativa que já atende mais de 20 mil alunos do interior do Ceará, lança suas primeiras ações em Fortaleza no próximo sábado, dia 27, promovendo capacitação gratuita para os educadores da Escola Municipal Imaculada Conceição"

18.04.2019

Educadores de Cerro Corá/RN recebem capacitação gratuita de Mediação de Leitura e Educação Ambiental

"As formações, que envolvem desde atividades práticas de construção de forno solar, lâmpadas solares, reaproveitamento de recicláveis até oficinas com projetos de mediação de leitura, serão realizadas entre os dias 22 e 26 de abril"

03.04.2019
Projeto Jogos de Educação Financeira abre fase de expansão nacional no município de Sobral

Entre em contato