Capa

Projeto Jogos de Educação Financeira abre fase de expansão nacional com alcance em 28 municípios

DSCN9186
(Divulgação)

Piquenique 2
(Divulgação)

Piquenique 3
(Divulgação)

DSCN8867 (Large)
(Divulgação)

Bons Negócios
(Divulgação)

"As atividades com os jogos Piquenique e Bons Negócios, iniciada como projeto piloto em 90 escolas do interior do Ceará, avança este ano, para uma nova fase de expansão nacional, com o objetivo de alcançar 160 mil alunos até o final de 2019"

15.05.2019  |  286 visualizações

Uma iniciativa que propõe ações lúdicas e criativas para o ensino da temática de educação financeira, utilizando dois jogos: Piquenique e Bons Negócios!

Entendendo a necessidade urgente de educar a população para uma melhor compreensão sobre valor e gestão de recursos financeiros, o Bank of America Merrill Lynch, em parceria com o Instituto Brasil Solidário, desenvolveu um programa inédito de base curricular para escolas públicas. Através do treinamento gratuito dos educadores das redes de ensino estaduais e municipais, com foco em jovens com faixa etária de 6 a 14 anos, o Projeto Jogos de Educação Financeira oferta a oportunidade de construção de um novo olhar acerca de como podemos ser melhores na matemática do dia a dia.

Com uma proposta inovadora, de despertar o interesse pela educação financeira dentro das escolas brasileiras, com um método leve, divertido e interativo, utilizando os jogos: Piquenique e Bons Negócios, o projeto, foi desenvolvido alinhado a Nova Base Nacional Comum Curricular, e possui certificação pela Estratégia Nacional de Educação Financeira ENEF.

 

Expansão 2019

Após a execução de um projeto piloto realizado no Estado do Ceará, em 90 escolas, nas cidades de Cascavel, Beberibe e Pindoretama, que impactou 20 mil alunos e resultou em 77% das escolas trabalhadas apresentando melhores práticas de indicadores em conhecimento de educação financeira, o projeto segue agora para nova etapa de expansão, envolvendo a distribuição de mais de 14 mil jogos em 28 municípios do Brasil.

O objetivo do projeto é alcançar 160 mil alunos até o final de 2019.

Na fase de expansão, também foi criado um portal na internet reunindo tudo sobre os jogos, além de vídeos, tutoriais, dicas sobre finanças e planos de aula: www.vamosjogareaprender.com.br

 

Semana Nacional de Educação Financeira

Durante a Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece entre os dias 20 e 26 de maio, as escolas parceiras do Projeto, já confirmaram participação com atividades dinâmicas e interativas, envolvendo toda a comunidade escolar na proposta dos jogos de educação financeira, com ações não só com educadores, mas abrindo oportunidade de participação com familiares e a comunidade.

Nesse primeiro semestre de expansão, as formações promovidas pelo projeto, já chegaram em municípios do Estado da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia e, no Ceará, além das cidades de Beberibe, Pindoretama e Cascavel, a proposta atende 100% da rede pública de ensino dos municípios de Ubajara, Tianguá, Sobral, Tamboril e Crateús, além de uma escola, na capital, em Fortaleza. A perspectiva é mobilizar todas as escolas numa semana intensa de ações com os jogos educativos, aproveitando o material que pode ser utilizado de forma interdisciplinar.

 

Reconhecimento e Premiações

Diante do desempenho acompanhado no Ceará, o projeto conseguiu se colocar como uma referência de ação em educação financeira, com investimento para expansão em escolas da rede pública de ensino em São Paulo e até em Santiago, do Chile, tendo como base e modelo, a proposta implementada nos municípios cearenses.

O reconhecimento veio também numa premiação internacional, o Instituto Brasil Solidário foi escolhido pela Câmara de Comércio Brasil – EUA, para receber o Prêmio Responsabilidade Social 2019 (Entrepreneurship in Social Responsibility Award 2019), entregue no dia 14 de maio deste ano, durante o evento “Pessoa do Ano”, em Nova Iorque, EUA. A homenagem, foi resultado de um processo democrático e criterioso de escolha envolvendo outras instituições e líderes globais, destacando o importante trabalho realizado pelo Instituto em âmbito social e educacional no Brasil.

 

 

Sobre os Jogos Piquenique e Bons Negócios

Para os alunos a partir de 6 anos de idade, o jogo de tabuleiro “Piquenique”, traz um formato leve e divertido, através do qual os pequeninos poderão imaginar um passeio ao ar livre com um grupo de crianças. Ao longo do percurso vão surgindo desafios que exigem tomadas de decisões e cumprimento de responsabilidades do dia a dia, como pagamento de contas. O objetivo é transmitir o conceito de poupar de maneira natural e próxima a realidade desses alunos.

Já os estudantes a partir de 10 anos, recebem o jogo de cartas “Bons Negócios”, que visa primordialmente aproximá-los a experiência prática de investir e abrange ótimas oportunidades de instigar a negociação e uma visão ampla da rotina de um empreendedor já atuante.

 

 

Sobre o Instituto Brasil Solidário

O Instituto Brasil Solidário IBS é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – voltada à valorização do ser humano, oferecendo-lhe oportunidades por meio da Educação.

Com 20 anos de atuação e tradicionalmente forte presença de projetos no eixo norte-nordeste, o Instituto trabalha com ações voltadas para a educação de qualidade, desenvolvendo iniciativas que empoderem a escola e a comunidade escolar. Nosso Programa de Desenvolvimento Educacional, transforma a sala de aula em um ambiente de descobertas ao tornarmos as disciplinas tradicionais mais convidativas ao conhecimento. Fazemos isso ao conectá-las com incentivo à leitura, educomunicacão, arte e cultura, educação ambiental, empreendedorismo, cidadania e até educação financeira. O resultado rompe os muros da escola ao valorizar e capacitar o educador, empoderar o aluno e aproximar famílias e escolas.

Nossa metodologia está inserida em escolas públicas e até privadas, e hoje, prova-se altamente eficaz e de escala não somente nacional, mas também global, com impactos deixados ao longo de duas décadas em quase duas mil escolas, localizadas em 180 municípios, alcançando 4 milhões de alunos em todo o Brasil. Ao longo desse caminho, já foram 1.032 escolas trabalhadas, 47.255 alunos beneficiados diretamente e 16.122 professores capacitados em formações presenciais.

 

 

Mais informações:

www.brasilsolidario.com.br

 

Portal Projeto Jogos de Educação Financeira:

www.vamosjogareaprender.com.br

 

Leia também...

10.05.2019

Câmara de Comércio Brasil -EUA premia Instituto Brasil Solidário por suas ações sociais em Educação

"O Instituto Brasil Solidário, que atua com projetos voltados para a educação de qualidade no ensino público, com iniciativas fomentadas nas 5 regiões do Brasil, foi escolhido para receber a premiação na categoria Responsabilidade Social 2019"

24.04.2019

Jogos de Educação Financeira chega a capital do Ceará atendendo 300 alunos da rede pública de ensino

"A iniciativa que já atende mais de 20 mil alunos do interior do Ceará, lança suas primeiras ações em Fortaleza no próximo sábado, dia 27, promovendo capacitação gratuita para os educadores da Escola Municipal Imaculada Conceição"

18.04.2019

Educadores de Cerro Corá/RN recebem capacitação gratuita de Mediação de Leitura e Educação Ambiental

"As formações, que envolvem desde atividades práticas de construção de forno solar, lâmpadas solares, reaproveitamento de recicláveis até oficinas com projetos de mediação de leitura, serão realizadas entre os dias 22 e 26 de abril"

03.04.2019
Projeto Jogos de Educação Financeira abre fase de expansão nacional no município de Sobral

Entre em contato